Projeto de fotografia enaltece a mulher e sua diversidade.





Beatriz Alvez Leite (18), estudante do terceiro período de comunicação social, criou o projeto fotográfico feminista ‘Esse Corpo é Meu’, uma corrente de empoeiramento feminino através de fotos que revelam as belezas das mulheres fora do estereotipo imposto pelo patriarcado e pela grande mídia. No 2° Fuá, a jovem divulga o seu trabalho exposto em painel localizado ao lado pavilhão de artes que ficará exposto durante os três dias de evento na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

O projeto começou a partir de amizades, onde Beatriz fotografava suas amigas com o intuito de que outras se sentissem mais confortáveis para também participar da corrente, porque, segundo ela, “não sou eu que me encaixo; não é uma menina que tem que se encaixar no projeto. O meu projeto se encaixa em qualquer uma disposta a participar.”. Assim, a procura se dá por meio da identificação e com a finalidade de destruir a padronização, tabus e qualquer preconceito envolvendo o corpo feminino. 

Por ser um projeto mais intimista, onde é exposto o real de toda mulher - real esse que muitas vezes é motivo de dores pessoais -, é necessário um contato mais próximo, uma conversa, uma troca de confiança para que haja espontaneidade na hora do ensaio.  No fim, o resultado são fotos lindas registradas com o olhar de uma fotógrafa atenta aos pequenos detalhes, sem cunho algum sexual, mostrando a beleza e a diversidade da mulher e que seu corpo é “terreno fértil de representatividade feminina.”, como é possível ver nos registros que são divulgados na pagina do projeto (http://essecorpoemeu.tumblr.com/).

Além de realizar um trabalho social necessário por meio de fotografias e vídeos, de por o feminismo em prática e mostrar que o corpo é ideologia politica, o ‘Esse Corpo é Meu’ abre espaço também para o surgimento de amizades firmes, onde a sonoridade floresce.

Já foram cinco exposições e alguns convites para rodas de conversas sobre o tema. Na página do Facebook, outras meninas deixam seus comentários positivos agradecendo e querendo participar. Questionada sobre o futuro do projeto, Beatriz responde com entusiasmo: “Este trabalho será meu projeto de conclusão de curso”.




Texto e fotos: José Pedro da Silva Júnior
08/04/2016